De 2005 a 2018 andando pelo Velho Continente - parte 1

Madrid - 2005 A primeira vez na Europa
Desci em Madrid, em 20 de maio de 2005 levando comigo a certeza de que seria uma viagem muito bem aproveitada. Iria realizar um sonho, conhecer o Estádio Santiago Bernabeu, o tempo do futebol mundial, receber um prêmio internacional pelo meu trabalho no jornalismo esportivo, e levava comigo minha esposa, Marina, para comemorar o que dez dias antes havíamos completado, nossa Bodas de Prata.
2005 - No Bernabeu vendo o clássico Real x Atlético

Andando pelas ruas de Toledo
De Madrid, aproveitando o presente da Sky/Espn, fomos até a cidade medieval de Toledo, primeira capital da Espanha, e andamos pelos labirintos, pelos castelos e percorremos toda a história de Cervantes, que ali escreveu seu maior sucesso literário, Dom Quixote de La Mancha.

2008 No Rossio, Lisboa, com o poeta Fernando Pessoa

Em 2008 fizemos nosso primeiro giro pelo Velho Continente, foram 22 dias andando por cinco países e começamos por Lisboa/Portugal, terra de Camões, de Fernando Pessoa e grandes navegantes.

Andamos pelo Rio Tejo, saboreamos um bom bacalhau e degustamos o autêntico vinho português, aqui, em Liboa, foram quatro dias intensos e com programação que marcou o início de um grande passeio.

Sintra - Antes do almoço, uma cerveja

Visita ao Cassino de Estoril
Na fila para saborear o Pastel de Belém

Na manhã de 23 de setembro um dia inteiro de programação pelo entorno de Lisboa, saímos do hotel por volta das sete da manhã para conhecer Estoril, Cascais e Sintra, onde conhecemos o Cassino, o mar e os castelos dos Mouros.

Fechamos o dia com uma visita a Belém para conhecer a Torre de Belém, o Monumento aos Navegantes e o famoso Pastel de Belém.

No dia seguinte, bem cedo, partimos rumo a Espanha, mas antes, como estava no programa, uma parada no Santuário de Nossa Senhora de Fátima para pedir proteção a Virgem Maria para nossa viagem.

2008 = Fátima, nossa primeira passagem pelo Santuário
Monsanto divisa com a Espanha
Saímos novamente por volta das sete da manhã, o destino do dia era Madrid, na Espanha, mas havia uma parada obrigatória e já programada, como disse acima, e por volta das onze horas chegamos a Fátima, no Santuário da Virgem Maria, e por lá ficamos pouco mais de duas horas, o suficiente para conhecermos a Catedral, o Santuário em si, a Capela e o Monte das Oliveiras.

De Fátima até a divisa da Espanha, cidade de Monsanto, onde nos foi servido o almoço típico de Portugal, bacalhau regado a vinho. Dali até Madrid foram mais oito horas de ônibus.