Andando pelo Velho Continente de 2005 a 20018 - parte 4

Catedral de Pisa 
Foram três dias intensos, como em todo o programa da viagem, e da Cotè D'Azur até Roma, nossa próxima parada, seriam percorridos 694 Km, com uma breve parada em Pisa e com um pit stop nas proximidades de Gênova, de onde pudemos observar a bela terra natal de Cristóvão Colombo, uma pena não podermos entrar na cidade e conhecer mais um pouco desta que é uma das principais cidades italianas. 


A Torre de Pisa
Pisa, famosa por sua torre inclinada, diga-se de passagem que além da torre e a catedral, ambas em um mesmo lugar, pouco se há de ver na cidade e por isto o tempo gasto no passeio foi quase um tempo de parada nas estradas para aquele café ou almoço, quatro horas apenas para conhecer um dos principais pontos turísticos do mundo, a Torre de Pisa que aliás é realmente uma construção fantástica e vale a visita. 

Tudo bem, foram mais quase 400 km de estrada até Roma, mas jamais vi um trecho tão bonito, uma estrada tão bem construída e com um cenário cinematográfico que ficará para sempre marcada para quem estava naquele ônibus da Europa Mundo. Uma grande viagem. 


Soltando a voz no Sole Mio na fila de espera do Vaticano
Roma seria alcançada à noite, mas valeu cada quilômetro percorrido até a Cidade Eterna, passamos por Arezzo, Termi e Orvieto antes de chegarmos ao nosso destino, e Roma nos esperava iluminada e bela como sempre. 

E, já no dia seguinte, o primeiro contato com a cidade, no City Tour, e um giro pela cidade antiga e pausa no Vaticano, onde enfrentamos uma fila de quase uma hora e meia, e a demora foi atenuada pelos músicos locais (foto ao lado) que faziam de tudo para ganhar o dia e passar o tempo dos turistas ávidos por ver o tempo passar mais rápido. 

A grande decepção com o tour da Europa Mundo foi quando chegamos ao Coliseu, segundo ponto turístico em importância na Itália, e não é que a guia não nos levou a conhecer o monumento histórico? Ficamos no ônibus, observando de longe e com lágimas nos olhos eu implorei sem conseguir convence-la de nos deixar descer pelo menos para umas fotos. 

Fontana Di  Trevi
Basílica de São Pedro, Vaticano 
Mas tudo bem, continuamos nosso trajeto original e entramos pelo Centro Histórico de Roma com entusiasmo de uma criança e Fontana di Trevi, Piazza de Spaña e todos os pontos conhecidos nos livros e nos filmes nos foram apresentados e até a embaixada brasileira (foto), na Piazza Navona, tivemos o prazer de conhecer e fotografar. 


Latina, na orla do Mar do Norte
O próximo programa do roteiro seria Nápoles com Pompéia e Capri e o meu destino seria conhecer Latina, cidade onde mora o primo Miguel Antinarelli, nosso anfitrião naquele final de semana, e logo ao chegar por lá uma surpresa agradável, subimos as montanhas e conhecemos uma "cidadela de defesa de Roma", medieval e maravilhosamente bela e cultural, adentramos a uma capela dos monges e conhecemos um seminário e um mosteiro. 
Sermoneta - Marina e Miguel 


Em Latina o Mar do Norte (foto ao lado) banha a cidade e toda região e proporciona um belo espetáculo a quem anda pela sua orla, o mar bravio bate intensamente sobre os paredões e o espetáculo é belo e o azul das águas do oceano é simplesmente deslumbrante. 

No próximo capitulo nossa passagem por Florença e Veneza e a subida extraordinária pelos Alpes Suíços. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil Fora de Rota - 2 - Uaná Etê - Sul Fluminense

Brasil fora da rota - 5 - Lajedo do Pai Mateus - Paraíba

De A a Z - Lugares que gostei - Roma - Itália