Andando por aí - Berlim - Alemanha

Chegamos a Berlim com um frio de 2 graus positivos, na Polônia, de onde viemos, a neve caiu intensamente e chegamos a ter -3 graus em alguns dias. Porém, tem sempre um porém, segundo Marina a neve foi uma fiel companheira e deu um toque todo especial a nossa viagem ao Leste Europeu, que acabava na capital da Alemanha. 

Um sono tranquilo e, logo pela manhã, agora sim, após um suculento café da manhã, o melhor da Europa, um passeio panorâmico pelos pontos turísticos mais importantes dessa animada cidade, como algumas ruínas do famoso muro, o Portão de Brandemburgo, a Igreja Memorial Kaiser Guilherme, as avenidas Unter den Linden e Kufürsterdamm, o Foro de Frederico, a Ilha dos Museus, o bairro de São Nicolau e o Palácio do Reichstag. 


À noite, fizemos um passeio noturno pela Berlim Iluminada, passando pelo edifício do Reichstag (com a cúpula de cristal), o Portão de Brandemburgo e a moderna Praça de Potsdam, no centro financeiro da cidade, entre outros lugares,

O grupo já estava no bagaço, mas combinamos um  passeio a Potsdam, 
conhecemos essa cidade em um passeio por seus parques, jardins, lagos e palácios, como o Neues Palais, de estilo barroco e erguido no século 18; o Cecilienhof, que foi construído em 1917 e mantém o mobiliário de 1945; e o Sanssouci, a residência de verão do rei prussiano Frederico, o Grande. 


E na volta, já à noite, um final de excursão regado a muita cerveja, vinho e comida típica alemã, afinal a neve deu uma trégua, o frio estava suportável e o grupo, muito bacana e unido, já sentia saudade da viagem de 15 dias pelo Leste da Europa. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil Fora de Rota - 2 - Uaná Etê - Sul Fluminense

Brasil fora da rota - 5 - Lajedo do Pai Mateus - Paraíba

De A a Z - Lugares que gostei - Roma - Itália