Andando por aí- Lisboa/Portugal



Andar por Lisboa me deu imenso prazer, visitei a capital dos portugueses em duas oportunidades, 2008 e 2015, e em ambas tive a mesma sensação, ou seja, felicidade de estar na terra de Camões, de Fernando Pessoa, com quem tive "um dedo de prosa" em seu lugar reservado diate do famoso Café Brasileirinho, no Chiado. 

E os pasteis de Belém, hem? Apesar da doce frustração em saber que não era salgado, como os da minha avó Maria, fiquei freguês da delicia lusitana e quando retornei a Lisboa inclui uma volta a Belém para novamente sentir a presença do turista, apaixonado pelos Pasteis de Belém, e passear pelo Mosteiro dos Jerônimos, ver de perto a Torre de Belém e admirar o majestoso Monumento aos Descobridores. 


Andar pelo Rossio, pela Praça do Comércio, Praça dos Restauradores e, principalmente, a Praça Marquês de Pombal, tem suas lembranças ativadas e o sentimento de estar na terra dos nossos colonizadores deixa a impressão de que por ali vivemos e ali estão todas as histórias de nossos antepassados. 


Andar no Elétrico para subir até ao Castelo de São Jorge tem um prazer especial, nos sentimos literalmente no passado e, quando tomamos o metrô, para uma visita ao Parque das Nações, contruído para Expo Mundo/98, o presente está de volta e fica comprovado quando chegamos ao Oceanário, o maior do mundo, na recém contruída parte nova de Lisboa. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil Fora de Rota - 2 - Uaná Etê - Sul Fluminense

Brasil fora da rota - 5 - Lajedo do Pai Mateus - Paraíba

De A a Z - Lugares que gostei - Roma - Itália