Andando por aí - Coimbra, Fátima, Óbidos e Batalha


Um outro dia intenso, saímos de Porto, onde ficamos quatro dias, com direção a Lisboa e, na passagem, tínhamos um roteiro enorme para cumprir. A começar pela tradicional Coimbra, dos choupais, da faculdade, as margens do Rio Mondego, terra natal de seis reis portugueses e uma conhecida Universidade.

Coimbra foi a capital de Portugal até 1256 e a biblioteca de sua universidade é uma das mais ricas do mundo. Saímos desta cidade universitária e tradicional para uma outra, religiosa e uma das mais visitadas do mundo, Fátima, um dos mais procurados locais de peregrinação do mundo. 

Fátima é emoção. Fátima é esperança. Fátima respira religiosidade e amor e por lá você, com toda certeza, deixará lágrimas de emoção e gratidão. 

Antes de chegarmos a Lisboa, já entardecendo, tempo para duas visitas rápidas, ambas que dão ao turista a sensação de que a história está nestes locais. Batalha, obra prima da arquiterura gótica portuguesa, erguida para comemorar a vitória  dos portugueses em Aljubarrota, em 1385.

Fechando o penúltimo item do roteiro, o último antes de Lisboa, chegamos a Óbidos, uma pequena cidade que foi toda percorrida a pé, conhecendo praças e vilas medievais, um exemplo do que eram as cidadelas europeias. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil Fora de Rota - 2 - Uaná Etê - Sul Fluminense

Brasil fora da rota - 5 - Lajedo do Pai Mateus - Paraíba

De A a Z - Lugares que gostei - Roma - Itália