Andando por aí - Budapeste


A "Pérola do Danúbio" é formada pela fusão de duas cidades que são como a cara e a coroa de uma mesma moeda e formam juntas a capital da Hungria. A primeira face, Buda, erguida desde os tempos da Idade Média sobre as colinas sobranceiras ao Danúbio, conserva os testemunhos de um passado glorioso feito de castelos, igrejas e palácios; o verso da moeda, Peste, mais moderna e traçada a régua e esquadro numa superfície plana, é a área comercial e de entretenimento por excelência. À noite, possibilidade de fazer um passeio pela cidade iluminada;

Andamos por Budapeste como se fossemos íntimos dos moradores, um passeio, a pé, pelo Bairro do Castelo, no lado Buda, até ao local onde os pescadores se reúnem no Rio Danúbio, e, claro, um Cruzeiro pelo rio mais famoso do mundo, com direito a excelente comida e um vinho de deixar francês ou italiano de água na boca. 



 E o Parlamento Húngaro? Que fantástico, confesso que jamais vi uma obra deste quilate, com uma riqueza invejável e uma construção fincada diante da Praça dos Heróis, construída em 1896, para comemorar o primeiro milênio de fundação da Hungria.  Claro que passamos pela Ponte das Correntes, que liga Peste a Buda, pelo Palácio Real, antiga morada dos reis húngaros, dizem que ali a Imperatriz da Áustria, Sisi, tinha seu aposento reservado eternamente. 
E no final da noite, no último dia, um belo jantar no extraordinário e famoso New York Caffè, o mais badalado do Leste Europeu e que, dizem, não perder em luxo, riqueza e beleza para nenhum da velha Europa ou dos Estados Unidos, e eu digo que valeu a pena. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil Fora de Rota - 2 - Uaná Etê - Sul Fluminense

Brasil fora da rota - 5 - Lajedo do Pai Mateus - Paraíba

De A a Z - Lugares que gostei - Roma - Itália