Passeios de um dia - Da Espanha a Portugal 2015

Estas viagens, em grupo, contratada com operadoras de turismos, tem algo em comum entre todas elas, o roteiro inclui paradas obrigatórias, para repouso dos motoristas, e, pelo menos na Europa, as paradas são aproveitadas para conhecer lugares e descobrir destinos que não são comuns nas conversas de montagem de viagem.

E como exemplo cito  Lugo, na Espanha (foto) que fica entre Madrid e Salamanca, e que foi um destes pontos de paradas nestas dez viagens que fizemos pelo exterior, onde Marina aproveitou para descontrair e relaxar após quase cinco horas de viagem no nosso ônibus da Abreutur.

E não só as paradas obrigatórias que nos proporciona conhecer lugares que não estão

incluídos com um dia inteiro de visita, nesta mesma viagem, em 2015, conhecemos três lugares que nos foi destinado apenas metade do dia, como San Lorenzo de El Escorial e Ávila, que fica antes de Lugo, citado aqui acima, e no caminho de Santiago de Compostela, que seria o destino final na Espanha. Ao lado está a foto da Estação do Bondinho que leva até o Mosteiro de San Lorenzo.

Após mais uns quilômetros rodados e algumas horas andando pelas estradas da Espanha, chegamos a Ávila, onde ficamos por três horas conhecendo as muralhas famosas da terra de Santa Terezinha, e admirando a beleza do lugar lá das montanhas que cortam a cidade murada que foi uma das defesas da Espanha contra invasões de Mouros e bárbaros.

Não há o que reclamar destas paradas estratégicas das operadoras, afinal é lei e necessário e, para nós turistas, é uma rara oportunidade de pelo menos fazer fotos maravilhosas, como a do lado, em lugares como Ávila, que não seria incluído em nosso roteiro normal.

Seguindo nesta mesma viagem, Península Ibéria 2015, com Espanha e Portugal,mostramos agora outras cidades onde não dormimos e ficamos apenas horas ou quase um dia para conhecer e dar tempo para que os profissionais dos ônibus pudessem fazer o repouso necessário. A próxima cidade e nova parada foi em Valença, já em Portugal, na fronteira com a Espanha, onde pudemos fazer compras pequenas e experimentar o melhor bolinho de bacalhau que provei na vida.

Seguindo o caminho até Porto, nosso destino final neste trajeto (Madrid/Porto), paramos novamente em um destino de um dia, uma cidade incrível e um lugar que deveria ter mais dias para conhecer.

Braga, um dos lugares mais visitados de Portugal e com uma das mais famosas, inclusive é o berço de grandes figuras do catolicismo e do império português. Bom Jesus do Monte, que está na foto ao lado, a famosa Sé de Braga, erguida no estilo neoclássico e medieval, e uma tarde não foi e não será suficiente para que o turista possa apreciar tudo na cidade. Nós, por exemplo, tivemos a chance de subir no funicular, dizem ser o mais antigo do mundo, e apreciar, lá do patamar mais alto, da igreja, toda a beleza de Braga.

E, como disse em várias oportunidades, tem roteiros que há mais cidades do que dias
viajados, como esta de março de 2015 pela Península Ibérica. Saímos da cidade do Porto, onde ficamos por dois dias, e nosso destino foi Coimbra, aquela mesma da canção, a cidade universitária, a mais antiga faculdade do mundo.

Foi um destino bem colocado, entre Porto e Fátima, uma parada com gosto de cultura e arte, visitamos a extraordinária Biblioteca Joanina e fotografamos a famosa Torre da Universidade. Um lugar bucólico, exótico e que foi maravilhoso conhecer, mesmo passando pouco tempo na cidade e dali seguimos para Fátima, já mostrei a nossa primeira passagem pelo Santuário, mas é bom dizer que a cada visita a este lugar a emoção aflora e fica um sentimento de alegria, amor e agradecimento a Virgem.

E a viagem continuava, nosso destino final seria Lisboa, a capital dos Portugueses, mas no meio do caminho tinha a Vila de Óbidos, no Distrito de Leiria, e nosso cartão de visita foi esta foto ao lado,  não agravessamos a vila neste veículo, foi incrível a recepção na "Cidadela", que é o significado da palavra que dá nome ao lugar. Subimos até o topo, onde está a Igreja que deu o início da Vila, tomamos uma Xinxa, espécie de licor tradicional na região, e caminhamos para subir e, claro, para descer olhando uma paisagem bem legal.

Mais um pouco a frente a nosso oitavo destino de um dia, ou menos do que isto, só

nesta reta final foram cinco lugares diferentes, começando por Coimbra e terminando, conto abaixo, em Queluz. Mas a pausa agora foi em Batalha, lugar construído pelo Rei Dom Manoel I, que no mesmo ano em que o Brasil foi descoberto (1.500), pelos portugueses,manou erguer este monumento ao lado para comemorar as vitórias em guerras contra o Rei de Castela, D. João, e deste local a vila cresceu e se transformou em município, hoje com quase dez mil habitantes.

Fechando a Península Ibérica chegamos a Queluz, cidade onde a família real portuguesa escolheu para ter o seu Palácio de Verão e ali, conta a enciclopédia Wikipédia, nasceu e morreu o nosso D. Pedro I. Queluz também foi uma pasagem rápida, uma visita ao palácio, que por sinal tem uma beleza diferente dos outros que visitamos pelo Velho Mundo, há muita semelhança com o que vemos aqui pelo Brasil antigo, e seu jardim é algo deslumbrante, não chega a ser uma Versalhes, mas é tão belo quanto.