Passeios de um dia - Europa - Suíça 2008

 E, depois de cinco dias na Itália, que terminou em Veneza, como descrevemos abaixo, subimos os Alpes para chegar a Zurique, onde pernoitamos e passamos um dia para depois seguir para o fechamento do passeio de vinte e dois dias pelo Velho Continente. 

Saímos bem cedo de Veneza Mestre, onde dormimos após o belo passeio por Veneza, e a cada quilômetro percorrido um cenário deslumbrante, já começando a encontrar picos montanhosos com neve e alguns lagos congelados, era final de setembro, quase outubro, e o outono chegava baixando a temperatura e trazendo um vento frio nos famosos Alpes Suíços. 

Antes de Zurique duas paradas, uma obrigatória, aquela tradicional pausa para repouso dos motoristas, e isto proporciona conhecer mais uma cidade fora do roteiro, e desta vez foi Lugano, que belo lugar para ter uma parada obrigatória. Chegamos à praça e por lá encontrei uma Banda de Música, tocando uma retreta e fazendo com que eu abandonasse o grupo e ficasse por ali esperando a banda tocar. 

Tempo para fotos, admirar o Lago Lugano, parte dele congelada, e caminhar na orla para observar os pássaros e depois de um belo lanche, um filé simples acompanhado de batata e Coca Cola, e lá fomos nós para mais algumas centenas de quilômetros a caminho de Lucerna, uma nova parada, desta vez para conhecer a bela cidade e seus prédios bem conservados, muitos ainda da Era Medieval, na Cidade Velha, e depois de caminhar pelo centro da cidade descemos para ver de perto um outro lado, o Lucerna, ainda mais belo do que o de Lugano. 

Final de trecho e chegamos a Zurique, onde ficamos por dois dias para então descer

os Alpes em direção a Paris, onde chegaríamos por volta das dezoito horas. Chegaríamos, porém... tem sempre um porém, a visita a Berna, a capital suíça, foi demorado por vários fatores, o frio estava intenso e se fez necessário uma parada mais longa para que o nevoeiro da serra dissipar, o almoço, meu Deus, manjar dos Deuses, foi demorado e um acidente no caminho de Paris nos fez atrasar e chegamos ao hotel, na Cidade Luz, por volta das dez da noite. Mas valeu a pena.

E vamos falar do nosso fechamento? Sim, o fechamento do passeio de setembro de 2008 e o lugar de encerrar este ciclo não poderia ser melhor. 

Ah! Fechando o nosso passeio de um dia, já na França, colocamos Versalhes neste texto, lugar que dispensa comentário devido a sua beleza e sua tradição e a paixão dos turistas de todos os lugares do mundo pela obra do Rei Sol. Um dia em Versalhes é inesquecível, um lugar para voltar muitas vezes, e voltamos, adentrar ao Palácio e admirar a beleza do Salão dos Espelhos, caminhar lentamente, sem compromisso, pelos jardins e fotografar todos os cantos e em todas as poses.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil Fora de Rota - 2 - Uaná Etê - Sul Fluminense

Brasil fora da rota - 5 - Lajedo do Pai Mateus - Paraíba

De A a Z - Lugares que gostei - Roma - Itália