Mundo de A a Z - Brasil

  Andamos por este nosso Brasil desde que me entendo por gente, claro que quando menorde idade meus passeios eram com meus pais ou com meus tios, principalmente nas fazendas ou nas cidades  de Itaperuna e Laje do Muriaé, onde os Picanço e osFreitas eram nossos anfitriões, e, claro, não podemos esquecer que naquele tempo eu já corria pelos campos de futebol de muitas de nossas cidades vizinhas, como Pádua, Itaocara, Palma, Muriaé e tantas outras do Norte Fluminense, antes da divisão e a região se transformar em Noroeste Fluminense, e andei pela Zona da Mata Mineira também correndo atrás da bola. 

O Espirito Santo, fora o Rio de Janeiro, a capital, antes da fusão Guanabara e Rio de Janeiro, era nosso passeio, da familia, preferido, para visitar os tios e primos e, levado pelo meu pai, Zebinho, o Maracanã era sempre um palco a ser visitado por nós. Rio de Janeiro, Niterói e Baixada Fluminense entraram na minha vida, definitivamente, em 1969 quando estive mostrando meu futebol no CR Vasco da Gama, e após a saída, em 1970, o trabalho na já capital do Estado do Rio de Janeiro, também me ajudou a conhecer alguns lugares bem legais da Região Metropolitana. Andei pelas praias do Espírito Santo, e Região dos Lagos, e abaixo vou falando por onde andei desde 1979, já casado e com dois filhos, em férias ou passeios curtos em feriados e dias santos. Já nem conto mais sobre o Espírito Santo e o nosso Rio de Janeiro, começamos falando de Mato Grosso, onde conhecemos Cuiabá e outras cidades menores e também o Pantanal. 

Florianópolis - 2010
Primeiras férias pós chegada a Campos dos Goytacazes foi pelo Sul do Brasil, Rio Grande do Sul e Paraná, com destaque para a Serra Gaúcha e as capitais Porto Alegre e Curitiba, no ano 1992, e depois uma longa sequencia de passeios até chegar a Salvador, na Bahia, neste ano de 2022. Foram quinze estados e o Distrito Federal visitados e conhecidos por nós. E assim conhecemos, pela ordem: Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia, no Nordeste, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, no Sul, Goiás, Mato Grosso e Brasília, no Centro Oeste, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, no Sudeste. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil Fora de Rota - 2 - Uaná Etê - Sul Fluminense

Brasil fora da rota - 5 - Lajedo do Pai Mateus - Paraíba

De A a Z - Lugares que gostei - Roma - Itália