Turquia Espetacular - Constantinopla e Ancira

Nossa viagem, a sétima pelo continente europeu, tinha um roteiro vasto, com destinos históricos, como Éfeso, a principal razão da viagem, e começou em 20 de março de 2019 quando saímos do Aeroporto Internacional Maestro Antônio Carlos Jobim, no Galeão, rumo a Paris, em voo Air France, e de lá para Istambul, voando pela Atlas Global, onde chegamos, no horário local, por volta das onze da noite no Hotel Radisson Blu Sisle, no centro da antiga Constantinopla. 

Claro que não deu para fazer o pequeno tour de aprendizado sobre o local, foram quase 24 horas de viagem, desde a saída do Brasil, o cansaço nos fez ir direto para o apartamento e repousar para que o roteiro, longo e cansativo, começasse no dia seguinte com o corpo leve e descansado. 


Istambul e suas Mesquitas, que são cerca de 300 em toda cidade, vislumbrada em toda seu esplendor e contada, tim... por tim.. por um guia, Caio, um turco com um português perfeito e um profundo conhecimento do tema turismo na Turquia.

Cruzamos o Rio Chifre de Ouro, que corta a cidade e deságua no Estreito de Bósforo, este terá um capítulo a parte devido a sua importância e sua beleza inconfundível. 

Istambul, antiga Constantinópola, dos mercados agitados e do Grande Bazar, ponto principal dos ávidos compradores viajantes. 


Um Cruzeiro pelo Estreito de Bóforo, que é a extensão dos mares Egeu e Negro, e que faz de Istambul um cartão postal incrível e cheio de surpresas em seus dois lados, Europa e Ásia separados pelo Estreito, 
pelas pontes e ligadas pelo moderno Metrô. 

A parada na parte asiática de Istambul foi uma aula de história do país, contada com inteligência pelo Guia Caio, mostrando como foi a conquista da capital Bizantina pelo Império Otomano, sob o comando do Sultão Maomé II, o Conquistador, em 29 de maio de 1453. 

Andar pelo estreito me deu a sensação de estar em um cruzeiro por alguns dos mares do mundo, uma hora e pouco singrando aquele histórico Mar Egeu, ou do Norte, me fez sentir revigorado e certo de que estava em uma viagem fantástica. 


Deixamos a velha capital em 24 de março e partimos, nossa primeira viagem em terras turcas, para a nova capital, Ankara, fundada em 1923 pelo líder mais amado da Turquia, Ataturk, amado por todos e idolatrado por uma nação inteira. 


Anteriormente conhecida como Ancira e Angora, Ankara está localizada na Anatólia Central e tem uma população de quase cinco milhões no centro urbano e é a segunda maior cidade turca, perde apenas para Istambul. Passeio pela capital para conhecer a Igreja de Santa Sophia, o Mausoléu de Ataturk, o Museu da Civilização de Antólia, e ver as belezas da reserva de água do tempo bizantino. E depois, sem trégua por parte do Caio, rumo a Capadócia e mais uma parte do longo roteiro a ser cumprida. 


Saímos da capital turca bem cedinho no quinto dia de viagem, café da manhã no Swissotel, e partimos em nosso ônibus, pilotado pelo Mustafa, com destino a Capadócia e por lá as grandes emoções nos esperavam. Eram quase 750 km de estradas a serem cortadas pelo ônibus, e, no caminho algumas paradas interessantes em lugares históricos, como o Vale Göreme, (foto) com suas igrejas dos séculos X e XI, monumentos conservados extraordinariamente por gente civilizada e culta. 

E dali rumamos para Capadócia.  Balão? Coragem ou não para subir? 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil Fora de Rota - 2 - Uaná Etê - Sul Fluminense

Brasil fora da rota - 5 - Lajedo do Pai Mateus - Paraíba

De A a Z - Lugares que gostei - Roma - Itália