Capadócia, Kônia e Pamukkale

Na Capadócia o quinteto formado em Istambul, três amigos Janine, Gil e Sinésio, eu e Marina, eles parecem ter sido colocados no nosso caminho para se tornarem amigos para sempre. Foi uma  sintonia maravilhosa, que começou com um vinho, no nosso apartamento no Radisson, e foi se solidificando a cada dia.

No caminho entre a antiga capital e a mágica Capadócia uma parada obrigatória, e que parada! Com pouco tempo mas o suficiente para admirarmos o Lago Salgado, beleza, riqueza e, principalmente, o cuidado da conservação de um lugar que faz do turismo e do sal uma fonte de renda que dá sustento a  milhares de moradores.  


E Não era só um lago, no caminho havia Konia, uma das grandes cidades do lado asiático da Turquia, terra dos Dervixes e do Alla-Dim, não aquele do Disney, mas o turco, que deu origem a fábula.  

Na noite que antecedeu ao voo no balão, história será contada em um capítulo especial, estivemos numa mesquita, seria mesmo uma mesquita? E lá tivemos a possibilidade de conhecer os "Cônicos", que dançam em rodopios por 45 minutos e fazem suas orações com jeito todo especial, é monótono para ser visto como um espetáculo, mas se levarmos em consideração que aquela dança é mais do que milenar, a nossa mente aceita e vai admirar, e muito, o que viu naquele templo. 

E lá fomos nós para o giro na Capadócia, o Museu Vale de Göreme, conhecido por Chaminés de Fadas, também chamadas de "pirâmides da terra". São grandes colunas naturais, em forma cônica, que sustentam no seu topo um bloco de rochas e formam várias figuras, como se vê na foto ao lado, muitas vezes são de origem glaciar e podem atingir uma altura de 40 metros. 

Vocês conhecem uma aldeia troglodita? Não? Nem eu conhecia ou jamais ouvi dizer, mas em Capadócia, além da cidade subterrânea, que não tive coragem de entrar devido ao pequeno espaço que torna o lugar sufocante para quem tem pressão alta, vimos de perto o que é uma Aldeia Troglodita. E mais tarde, já a caminho de Pamukkale, uma das mais importantes cidade do lado asiático da Turquia, conhecemos o verdadeiro significado do nome da cidade, "caminhos de algodão" e fomos visitar o lugar que dá origem ao nome, uma verdadeira obra de arte da natureza constituida por várias nascentes de água quentes e calcárias, cujos sedimentos formam piscinas naturais maravilhosamente belas. E a viagem segue na próxima postagem. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil Fora de Rota - 2 - Uaná Etê - Sul Fluminense

Brasil fora da rota - 5 - Lajedo do Pai Mateus - Paraíba

De A a Z - Lugares que gostei - Roma - Itália