Andando pelas capitais do mundo

2005/2008/2015 - Madrid, como já sabem esta viagem foi prêmio por uma vitória em um concurso de textos, da Espn/Sky, e foi a primeira capital que conhecemos, em maio e aqui, na foto, estou nas sociais do Estádio Santiago Bernabeu, do Real Madrid, em uma visita guiada que me levou a conhecer todo interior do tempo do futebol espanhol. 
Esta viagem abriu as portas e iniciou uma maratona que ainda não parou e que sempre tem um gostinho de quero mais. 
Voltamos a Madrid em 2008 e 2015


2008 e 2015 - Lisboa - A capital de Portugal foi a primeira parada em 2008, na longa viagem de 22 dias pela Europa, e revisitada em 2015, quando retornamos para conhecer um outro lado do país irmão. 

Aqui, na foto com Marina, a Torre de Belém, o mais fotografado cartão postal da capital portuguesa. 



2008 - Roma - A Itália era um dos roteiros mais desejados por nós e, nesta grande viagem, fizemos questão de incluí-la e não nos arrependemos, tanto que voltaremos agora, em 2018, dez anos depois, para conhecer o que nos faltou visitar naqueles quatro dias passados pela capital dos romanos. 

Aqui, na foto, estamos na Fontana Navona, em frente a Embaixada Brasileira, no bairro de Trastevere, um dos mais visitados recantos de Roma. 



2008/2011/2013 - Paris - Esta foto, no Museu do Louvre, na capital da França, foi tirada na segunda visita a Cidade Luz, a primeira foi em 2008 e, quando voltamos para conhecer outros países, três anos depois, fizemos questão de incluir Paris como início do caminho que nos levaria a outros cinco países da Europa Central. 

Museu do Louvre dispensa comentários e esta pirâmide é uma das mais fotografadas pelos milhões de turistas que passam por ali anualmente. 



2011 - Londres - A cabine telefônica mais famosa do cinema e dos cartões postais, poderia ser o Big Ben, mas esta foto representa bem o que foi a viagem até a Inglaterra, que fez parte do roteiro de 2011 e, com um frio intenso de novembro, a capital dos ingleses estava cinzenta e nublada. 
Foram três dias andando por Londres e com pouco tempo de conhecer os estádios londrinos, mas foi proveitosa e andamos pelos castelos da rainha e pelo cento de Trafalgar e no táxi preto. 


2008 - Berna - A capital da Suíça impressionou pela austeridade e por sua beleza simples e construções bem conservadas, dando um ar de grande centro financeiro da Europa e aqui, no centro de Berna, depois de um chocolate bem quente, para espantar o frio, fizemos uma pausa para um almoço tipicamente alemão.


2011 - Bruxelas - Seguindo o roteiro de grandes capitais da Europa Central, chegamos a Bélgica após três dias em Londres e uma passagem por Brugges, também no país belga, e nestes dois dias passados na capital dos belgas um presente, o chocolate, melhor do mundo, e aqui, no símbolo moderno da capital da Bélgica, o Atomiun, construído para Expo 1958, e que ficou como símbolo da prosperidade e da modernidade do país que hoje é o centro financeiro internacional e tem o maior aeroporto da Europa. 


2011 - Amsterdam - Fechando o ciclo das grandes capitais, do roteiro deste 2011, chegamos a capital da Holanda com um frio beirando a dois graus positivos e a primeira parada foi no tradicional Moinho Holandês, ainda na chegada a capital holandesa. 

Foram mais três dias por Amsterdam e não faltou o tradicional passeio pelo Rio Amstel, que dá nome a cidade, e visitas aos jardins floridos e a famosa Rua Vermelha. 


2008 - Monte Carlo a capital do Principado  de Mônaco, encravado em território francês mas com gestão independente e comandada pelo Príncipe Albert.

Não fomos ao cassino mas rodamos pela pista do circuíto de Mônaco, da F1 e vivenciamos uma experiência bem emocionante. 

Muita chuva, como se vê na foto, tirada em frente a um dos castelos do príncipe. 




2008 - Vaticano - E já que falamos no Principado é bom também colocar o Vaticano como capital do mundo, afinal é uma Cidade/Estado/País e está entre as mais procuradas pelos turistas, católicos ou não, de todo o planeta.

Este ano voltaremos a Itália e nos basearemos em Roma e, quem sabe, teremos o prazer de encontrar com o Papa Francisco na missa dominical da Praça São Pedro? 


2010 Santiago do Chile - Depois de quase um ano me recuperando de uma cirurgia cardíaca, quatro safenas foram implantadas pelos médicos do São José do Avaí.

Com o OK dos médicos  lá fomos nós andar novamente pelo mundo e, por ser mais perto e também ser um desejo antigo, fomos ao Chile para conhecer as Cordilheiras dos Andes, o vinho da Concha Y Toro e andar pelo país de norte a sul. 

Andamos pela capital com o guia e sozinhos, tivemos a companhia das manas Eliane e Tetê e aqui, no Palácio de La Moneda, a sede do governo chileno, posamos para a foto da posteridade. 

Do Chile fomos para a Argentina completar o roteiro. 



2010 - Buenos Aires - A capital da Argentina completou o roteiro, como disse acima, do giro pela América do Sul em 2010 e foi um belo passeio por Buenos Aires, o tango, a Casa Rosada (foto ao lado), a Plaza de Mayo e suas mães ainda em busca de notícias dos filhos perdidos durante a terrível ditadura, a Calle Florida, La Boca e tudo mais nos encantou. 

Um passeio que nos encantou foi a travessia do Rio da Prata entre Buenos Aires, saímos e chegamos do Porto Madero, até Tigre de onde saímos em um elegante trem até San Izidro e se houver uma nova oportunidade confesso que vou até Buenos Aires novamente para desta vez me aventurar a assistir a uma partida de futebol em La Bombonera. 



2013 - Praga - O roteiro deste ano começou na República Tcheca, que por sinal é um dos mais belos países e uma das mais encantadoras capitais visitadas por nós, aqui, para nossa grande e agradável surpresa, conhecemos a neve. 

A noite em Praga, apesar do frio, é intensa e quente, tem estilo sóbrio, teatros modernos e tradicionais, restaurantes finos e do jeito que o turista desejar. Praga deixou saudades e os três dias passados por lá foram pouco para conhecer toda a beleza da cidade. 


2013 - Bratislava - A pequena passagem pela Eslováquia, foi apenas um dia, nos deixou a impressão de que seria preciso muito mais do que apenas 24 horas para conhecer a capital deste país, separado pela guerra civil e que mostrou ser muito mais do que uma simples cidade. 

Bela Bratislava com suas praças limpas e cuidadosamente preparadas para os turistas e seus restaurantes com cardápios variados, e foi ali que vimos, pela primeira vez, uma cidade totalmente coberta pela rede WiFi pública e cem por cento de qualidade. 
Um dia eu volto, viu Bratislava? 


2013 - Viena - O sonho de Marina, em conhecer o Castelo da Imperatriz Sissi se concretizava neste roteiro e conhecer a Áustria foi uma das razões de fazermos esta viagem ao Leste Europeu. 

Andamos pelo centro de Viena a conhecer os teatros, as igrejas e os castelos que cercam o centro histórico da capital austríaca e a cada passo, mesmo com neve e frio, o Danúbio, visto da Torre Panorâmica, ainda está na retina até hoje. 


2013 - Eslovênia -  Não fomos até a capital eslovena, Lubiana, mas andamos pelas montanhas da região, um lugar burlesco, uma estação de esqui famosa em toda a Europa. 

Montes Tártaros é uma montanha do Leste Europeu e visitado por milhões de turistas durante o ano e, quando por lá estivemos, podem ver na foto, a neve cobria nosso restaurante e a pousada abaixo dele, fantástico é pouco para descrever aquele momento. 



2013 - Budapeste - Um passeio incrível pelo Rio Danúbio (foto), em um navio turismo, marcou positivamente a passagem pela capital da Hungria e isto pode ser o meu, o seu, o nosso sonho de infância e me deixou profundamente feliz ao lado de Marina. 

Budapeste é uma cidade diferente, tem o lado de cima, Buda, onde se conserva a tradição, e o lado de baixo, Peste, onde está o Parlamento Húngaro, uma construção rica e poderosa que fez, no tempo do Império Austro Húngaro, inveja a austríacos ligados ao Imperador Francisco José. 

Uma lembrança bem forte foi a visita ao New York Café, no centro da cidade, belo e indescritível. 



2013 - Varsóvia - Uma cidade destruída pelos alemães durante a 2a Guerra Mundial e totalmente reconstruída pelos poloneses nos anos que se seguiram ao fim da guerra. 
Aqui é a cidade natal de Chopin, o grande compositor polonês, e todo um parque é dedicado a ele, e neste local foi tirada esta foto de Marina, mas Varsóvia, mesmo em um frio de três abaixo de zero, é linda e chique. 
O bairro judeu tem que ser visitado e foi ali que aconteceu uma das últimas batalhas da segunda guerra. 

2013 - Berlim - Chegamos ao final do roteiro deste ano com uma visita a capital da Alemanha e nos sentimos em casa devido a receptividade do povo alemão, que recebe muito bem o turista e tem prazer em mostrar a cidade para nós. 

Aqui o Portão de Brandenburgo, o cartão postal mais famoso do país, mas não podemos deixar de citar o Muro de Berlim, que todos conhecem a história, que cortava a cidade ao meio e exibia o domínio dos soviéticos na cidade. 

Berlim é tradição e modernidade. Vale a pena visita-la. 


2016 - Montevidéu - E fechando o ciclo das visitas aos países da América do Sul, por enquanto, conhecemos o Uruguai ao lado das grandes amigas Lúcia e Margarida e andamos pelo país por cinco dias e conhecemos Montevidéu do lado velho e do lado moderno. 

Andamos pela orla, almoçamos no porto, giramos pelo centro histórico, visitamos a catedral, o teatro e o museu, onde aprendemos muito sobre a história dos Libertadores das Américas e sobre a grande amizade do povo uruguaio com os brasileiros. 

Montevidéu é uma das mais bonitas capitais da América do Sul e se você for por lá tem que tirar um dia para visitar Colônia do Sacramento e outro para conhecer a praia mais badalada do país, Punta Del Leste, que vale a visita e depois vocês me contam o que acharam. 




Brasília - Pensaram que faltaria a capital do Brasil? Nada disto, fomos até lá em 2015 e prometemos voltar em breve. Brasília tem o seu cenário, como diz a letra do samba, e é especial pelo modernismo da obra de Lúcio Costa e Oscar Niemayer. Foram quatro capitais sul americanas, 15 capitais europeias, uma cidade/país, que é o Vaticano, e um Principado, Mônaco, em 16 anos viajando pelo mundo, além de ter na lista o Paraguai, sem ter visitado a sua capital.  Duas visitas a Lisboa (2008 e 2015), três visitas a Madrid (2005/2008 e 2015), três vezes Paris (2008, 2011 e 2018) e duas vezes Roma (2008 e 2018), grandes viagens e belos passeios que ficarão eternamente gravados nos álbuns de fotografias, nos blogs de viagens e na memória do casal. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil Fora de Rota - 2 - Uaná Etê - Sul Fluminense

Brasil fora da rota - 5 - Lajedo do Pai Mateus - Paraíba

De A a Z - Lugares que gostei - Roma - Itália