Andando por aí: Uruguai: Cinco dias de passeios a todo vapor

A América do Sul já começava a me interessar e não recusei o convite das amigas Margarida Paes e Lúcia Barreto, que pretendiam fazer uma viagem comigo e Marina, tentamos ir a Escandinávia, em um cruzeiro fluvial, mas não deu, o período era ruim e resolvemos partir para o Uruguai, em uma viagem de uma semana, que valeu a pena principalmente pelas excelentes companhias.

O tempo não ajudava muito, no início do passeio, muita chuva, não dá para reclamar do frio porque sabíamos que estaria assim e fomos prevenidos.

A capital do Uruguai é uma cidade antiga, que está ganhando prestígio turísticos a cada ano justamente por oferecer um lugar seguro, bonito cheio de tradição e uma estrutura hoteleira muito boa, as noites, com tangos e um bom vinho, são atrativos maiores para quem visita Montevideo, aliás, o que nos foi oferecido, foi de primeira qualidade e "Por una Cabeza" fez com que as taças de vinho, por pouco, não perdesse a minha cabeça.

No terceiro dia viagem para um lugar histórico, bucólico e cheio de "causos", narrados com maestria pelo nosso guia. Viagem marcada e lá vamos nós para Colônia del Sacramento, e, antes de chegar ao ponto principal, breves paradas para ver a colonização européia, Colônia Suíça, Colônia Alemã e, principalmente, uma bela Plaza de Toros, infelizmente desativava, que nos rederam belas fotografias.

E, depois de três horas, aproximadamente, de uma bela viagem de Montevideo até Colônia, chegamos ao destino programado.

Dizem que Colônia del Sacramento é a Paraty do Uruguai, e só fui concordar com isto quando conheci a nossa Colônia del Sacramente, e, realmente é muito parecida e me parece que tiveram os mesmos objetivos quando foram fundadas, segundo o nosso guia eram lugares de escape de nosso ouro, contrabandeado por atravessadores portugueses, espanhóis ou franceses, que fizeram fortuna levando o que de mais rico tínhamos por aqui, o nosso ouro e o Pau Brasil, usando as águas dos nossos rios até chegarem ao Rio da Prata e lá, de Colônia Del Sacramento, ganhavam o destino final.

De volta a capital um giro pelo centro histórico para conhecer o Teatro Sólis, a Praça da Independência, o Mercado Del Puerto estava na agenda para um almoço, a Puerta da Independência, um belo monumento ao estilo, mais simplificado, do Arco do Triunfo, de Paris. Andamos pela orla, pelos quatro cantos e aprovamos o passeio com a nota cinco, em uma escala de um a cinco.

Nosso próximo destino seria Punta Del Este, mas à noite, ainda em Montevideo, saímos para aquela noite de tangos e vinhos que falamos aqui acima. Valeu demais.

Já refeitos das funções do dia anterior partimos para Punta, mas o que há de melhor nestes passeios pelo interior do Uruguai, são as paradas para conhecer os lugares que antecedem o destino final. Neste dia foram duas, a primeira em Maldonado, simplesmente o lugar mais alto do país, mas que não se compara sequer com morros brasileiros, é tipo assim, Campos dos Goytacazes, que tem apenas o Morro Itaóca, que não é lá muito alto, como ponto de referência.

Maldonado é linda e o lugar escolhido pelo guia, para uma parada de cerca de uma hora, é simplesmente sensacional, a visão de todo o vale, da cidade e do entorno de Montevideo nos deixou impressionados. Grande escolha do nosso guia.

Dali nós pensávamos que chegaríamos a Punta ainda para o almoço, mas uma parada, cerca de 15 km antes do nosso destino, em um lugar chamado Punta Bellena, chamada de Casapueblo, nos deixou totalmente envolvidos com a paisagem, com a arquitetura que esquecemos o almoço e a fome e trocamos a fome de comida por uma fome de cultura.

Que belo lugar, passamos quase duas horas andando por ali observando a construção, bem ao estilo grego, e a visão do mar e do rio nos deixou impressionados por tanta beleza. No Mirador de Punta Bellena conseguimos fotos espetaculares que ficarão para sempre em nossos
álbuns de fotografia.

Finalmente Punta Del Este, que reúne em um mesmo lugar todos os elementos necessários a um balneário de sucesso Tem praias para todos os estilos, oferece ampla variedade de lojas, com grifes famosas e preços salgados, um calçadão espetacular que faz da orla do lugar um local privilegiado para os turistas. Não conheci as pousadas e hotéis, não pernoitamos por lá, mas pelo visual devem ser de altíssimo nível que agradam a todos os milionários brasileiros, que fazem aumentar a população local, que é de aproximadamente 20 mil habitantes, para quase um milhão de pessoas em altas temporadas.