Subidas e descidas - 42 anos no ar

• O primeiro voo ninguém esquece, certo? Pois é, impossível esquecer e, claro, sempre vem a lembrança a primeira decolagem, em dezembro de 1979, em voo da Cruzeiro, extinta voadora associada a Varig,  que partiu do Aeroporto Tom Jobim, nosso Galeão, rumo a Cuiabá, com duas paradas, uma conexão em São Paulo, Aeroporto de Congonhas, e outra no de Campo Grande, Mato Grosso do Sul,  que agora tem um novo nome, Uezi Eliaz Zaharn, e, finalmente, pouso definitivo no Aeroporto Marechal Rondon, que está localizado no município de Vazea Grande, no Mato Grosso.

• Esta viagem e este roteiro se repetiram dois anos depois, em 1981, quando
    retornamos a Cuiabá, a voadora mudou, voamos pela Vasp, tambem encerrada as atividades, em março daquele ano e nova parada em Congonhas e em Campo Grande para descer em Varzea Grande quase cinnco horas após a decolagem no Tom Jobim, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

• Uma década depois eu voltei a voar, agora pela Varig, e o destino era o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, novembro de 1992,  fui sozinho até a capital gaúcha para me encontar com o amigo Celio Silva, então zagueiro do S.C Internacional, para ver de perto a decisão do Campeonato Gaúcho de Futebol. Era minha terceira viagem aerea e o voo da volta foi a oitava decolagem que me fazia ficar mais acostumado com a nova maneira de viajar.
  • Na virada do século fizemos a nossa primeira viagem ao Nordeste Brasileiro, saimos novamente do Galeão e nosso destino era Natal, voo direto do Rio até o Aeroporto Aloísio Alves, que se localiza no município de São Gonçalo do Amarante, quatro dias depois, novamente pela TAM, que ainda recebia este nome antes da fusão com a Lan Chile, de Natal seguimos para Fortaleza, onde descemos no Aeroporto Pinto Martins, para complementar o roteiro e de lá para o Rio de Janeiro, quatro dias após a chegada na capital cearense.

• Não demorou muito e o primeiro voo internacional aconteceu. Voando Varig
    seguimos para Madrid, na Espanha, saindo do Rio de Janeiro em 18 de maio de 2005 com escala em São Paulo, Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos e de lá até o Aeroporto de Barajas, na capital espanhola, para uma estada de cinco dias em Madria. O voo de volta foi em uma quarta-feira, 24 de maio de 2005 e com escala em São Paulo, onde permanecemos por mais dois dias, recepcionados por José Maria de Aquino e Kátia, e partimos do Aeroporto de Congonhas com destino ao Santos Dumont, no Rio de Janeiro para fechar o passeio promovido pela Sky/Espn.

• Pausa de três anos.  Em 2008 voltamos a fazer uma viagem de férias, desta vez para um giro de vinte e dois dias pela Europa. Nós, eu e Marina,  saimos do Tom Jobim em 11 de setembro com destino a Lisboa, onde descemos na manhã seguinte no Aeroporto Internacional Humberto Delgado, e, após passarmos por cinco países e vinte e duas cidades, chegamos a Paris, onde encerramos o roteiro e voamos para Lisoba, saindo do charmoso Aeroporto de Orly, com a TAP, para de lá, na capital portuguesa,voarmos de volta ao Rio de Janeiro.

• E chegou 2010, um ano após minha cirurgia para colocação de quatro safenas, e a ideia de conhecer a América do Sul aflorou. Voamos pela Lan Chile até o Aeroporto Comodoro Arturo Merino Benitez, am Santiago do Chile, onde ficamos por quatro dias e seguimos para complementar a semana de viagem em Buenos Aires, onde descemos em setembro daquele ano, no Aeroparque, que recebe os voos de aeronaves menores. Três dias depois retornamos em voo saindo do Aeroporto Ministro Pistarini, conhecido como Aeroporto de Ezeiza, na capital plantina, com destino a São Paulo, Aeroporto de Guarulhos, e de lá para o Rio de Janeiro.

• O ano seguinte foi cheio, logo em fevereiro de 2011 voltamos ao Nordeste, saindo do Rio de Janeiro, Aeroporto Tom Jobim, no Galeão, com destino a Recife, nossa primeira parada, onde descemos no Aeroporto Guararapes Gilberto Freire, e após três dias seguimos para Maceió, com conexão no Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador,  com um sol escaldante descemos no Aeroporto Zumbi dos Palmares,  tivemos a chance de conhecer mais uma bela praia nordestina, a Praia dos Ingleses, na capital alagoana. Retorno com nova conexão em Salvador e chegada no Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro,  por volta das dezesseis horas do dia 12 de fevereeiro de 2011.

• Neste mesmo 2011, um mês após chegarmos do Nordeste Brasileiro, já partíamos para mais um giro pela Europa. Embarcamos em 21 de março, no Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, com destino a Paris, onde descemos no Aeroporto Charles De Gaule, para um passeio pela frança,  Inglaterra, Bélgica, Holanda e Alemanha, e, como era promoção da Latam, que lançava o voo Frankfurt/Sao Paulo,  era lógico que o voo de retorno sairia do Aeroporto Frankfurt Main com destino a capital paulista e de lá o retorno para o Rio de Janeiro.

• Duas viagens bem bacanas, ambas para a Região Sul do Brasil, aconteceram em 2012, a primeira, em junho, com o amigo José Souto, saímos do Rio, do Galeão, para Florianópolis, onde aterrisamos no Aeroporto Hercílio Luz, e passamos cinco dias andando por terras catarinenses, e, em outubro, a convite do casal amigo Igor Tostes e Bárbara seguimos para quatro dias em Castro, no Paraná,  decolamos do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, descemos em São José dos Pinhais, no Aeroporto Afonso Pena e retornamos com pouso novamente no Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

• Este ano de 2012 foi também a primeira decolagem do filho Leandro Dutra pela Avianca, que também encerrou sua trajetória no Brasil, em voo de retorno de São Paulo, em agosto, saindo do Aeroporto de Congonhas e aterrisando no Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

• Uma viagem internacional que ficou nos álbuns de fotografia como uma das favoritas aconteceu em março de 2013. Frio, neve e um Leste Europeu magnífico com este cenário branco e gelado. Voamos com a Air France até Paris, onde fizemos conexão no Aeroporto Charles D'Gaule, para chegar a Praga, na República Tcheca, Aeroporto Václav Havel, o maior do Leste Europeu, e seguimos até Berlim, passando por vários países. Da capital alemã voamos, pela Lufthansa, decolando no Aeroporto Berlim Tegel,  até Paris, no Charles De Gaule,  de onde saimos para o Riio de Janeiro.

• Era a vez de conhecer Brasília e veio o convite do Holden Macedo da Silva para o seu casamento, na Capital Federal, voamos Gol, saindo do Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e chegamos a Brasília através do Aeroporto Presidente Juscelino Kubistchek um belo passeio pela nossa capital e um giro até Pirenópolis, em Goiás, e o retorno ao Rio onde novamente descemos no Santos Dumont.

• O ano de 2015 marcou nossa terceira passagem pela Espanha e a segunda por Portugal, voando TAP seguimos do Rio de Janeiro, Galeão, para Lisboa, descemos no Aeroporto Humberto Delgado, onde fizemos conexão para Barcelona, na Espanha, descendo no Aeroporto Josep Tarradellas, na capital da Catalunha. Um giro de treze dias pela região ibérica e cortamos estradas para conhecer doze cidades em quinze dias para finalmente, em Lisboa, voarmos de retorno ao Brasil saindo do Aeeroporto Humberto Delgado.

• No final deste ano de 2015 retormamos a Gramado, pela Latam, com saída do
    Galeão e descida no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, para sete dias na Serra Gaúcha. Retornamos pela mesma operadora de voo e aterrisamos no Aeroporto Tom Jobim.

• Um ano de Olimpíadas, que tivemos o prazer de assistir a um dos jogos do vôlei brasileiro, apenas um voo doméstico, ida a Belo Horizonte, via Azul, saindo do Santos Dumont e descento no Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, e um voo internacional, para Montevidéu, descendo no Aeroporto Internacional de Carraco e por lá ficamos durante oito dias no mês de novembro de 2016.

• O ano de 2017 foi intenso para nós, viagens para um punhado de lugares, Belo Horizonte, de ônibus, Niterói, também via BR 101, e para em seguida, em maio, pela Gol, um voo saindo do Santos Dumont até Foz do Iguaçu, no Paraná, onde descemos no Aeroporto Foz do Iguaçu/Cataratas,  para conhecer as cataratas mais perfeitas deste país. Ah! não parou por aí, em setembro novamente no ar, novamente com a Gol, saindo do Tom Jobim, com destino a João Pessoa, na Paraíba e o pouso da aeronave foi no Aeroporto Presidente Castro Pinto e por ali ficamos uma semana com intensa programação e com direito a ouvir Jurandir do Sax em Cabedelo.

• Com Gramado, em janeiro, o ano de 2018 também foi intenso para nós, saímos de Belo Horizonte, Aeroporto Tancredo Neves,  com a Latam, com conexão em São Paulo, em Congonhas, e rumamos para Porto Alegre, aterrisamos no Aerporto Salgado Filho,  e de lá, em VAN do receptivo, rumamos para a Serra Gaúcha para uma semana com a família por terras gaúchas.

• E as viagens continuaram em 2018 e já em março seguimos, com o casal Gervásio e Helena Magno, para mais uma viagem a Europa, Saímos do Rio em março, no Galeão, com destino a São Paulo, Aeroporto Governador André Franco Montoro, de onde voamos, via Latam, para  fechamos dez dias na Itália com direito a passeios em Nápolis, Costa Amalfitana e Assis. Chegamos na Semana Santa e após aterrissagem no Aeroporto Leonardo da Vinci, também conhecido como Fiumicino. E, no final do ano, novamente com a Azul, saindo do Santos Dumont, descemos no Tancredo Neves, em  Confins, para o natal com a família em Belo Horizonte.

• Outro ano agitado foi 2019, que se inciou, para nós, com a sexta viagem a Eurpoa e o roteiro foi escolhido e a Turquia estava na pauta. Saímos do Rio em março, no Galeão, voando Air France,  com destino a Paris, Aeroporto Charles De Gaule, onde fizemos conexão para seguir para Turquia, com a Turkei Air, onde descemos em Istambul, no novo Aeroporto Internacional de Istambul, para dez dias de passeio, que terminou em Paris, onde ficamos outros três dias após voar de retorno também pela Turkei  Airline. Regressamos ao Brasil pela Air France  descendo no Tom Jobim, no Galeão em abril de 2019.

• Aí veio a pandemia e ficamos presos em casa por dois anos só saindo para passeios rápidos, como Rio de Janeiro, Petrópolis, Belo Horizonte, de carro ou ônibus turismo, com máscara de proteção, e somente este ano, 2022, em abril, voltamos a voar saindo de Campos, no Aeroporto Bartolomeu Lizandro, com conexão em no Aeroporto de Macaé, e de lá para o Santos Dumont onde seguimos para Belo Horizonte, Aeroporto Tancredo Neves, em Confins.

• E, para matar um velho desejo voamos até Salvador, pela Gol, em agosto deste 2022, saindo do Aeroporto  Santos Dumont, no Rio de Janeiro,  até o Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, para cinco dias de passeio na Boa Terra baiana.